terça-feira, 1 de maio de 2012

Panturrilhas...



"Se fosse imposta uma lei nas academias dizendo que para cada série de bíceps realizada fosse feita uma de panturrilha, daqui a um ano, você veria a média das medidas de panturrilhas crescerem, no mínimo, cinco centímetros." Charles Poliquin


Oiii gente...


Muitas pessoas treinam panturrilhas e não conseguem acompanhar um bom resultado, ou porque elas não definem ou porque elas não crescem... Muitos são os fatores ligados a esse grupo muscular porque é um dos músculos que os resultados vêm a um prazo muito longo.

A panturrilha é um músculo formado por três grupos diferentes são eles o sóleo, o gastrocnêmio medial e o gastrocnêmio lateral. Possui grande quantidade de fibras especialmente o sóleo. Essas fibras podem ser chamadas de fibras vermelhas ou fibras de contração lenta, e fibras brancas ou fibras de contração rápida.




O sóleo possui uma grande quantidade de fibras vermelhas, e sua resposta ao exercício é menor quando comparada com outros grupos musculares como, por exemplo, o quadríceps. Isso porque as fibras vermelhas possuem um trabalho de hipertrofia menor porque essas fibras são menos sensíveis a micro lesões causadas pelos exercícios, o que torna a hipertrofia das panturrilhas mais difícil.

É importante também saber que nosso corpo possui uma substância chamada miostatina, uma substancia que limita a quantidade de massa muscular que o corpo pode construir, e as panturrilhas possuem uma maior quantidade, o dificulta ainda mais.

Para melhorar o desempenho nas panturrilhas e hipertrofiar, é necessário um treinamento específico fazendo cada exercício na maior amplitude possível e com intensidade. Além disso, muitas pessoas acham que só trabalhar com baixa carga e muitas repetições já esta bom para as panturrilhas, e não é bem assim, pois exercícios que tenham alguma tensão maior, usando sobrecargas por exemplo, são importantes para trabalhar os dois tipos de fibras que tem nas panturrilhas. Controle também a velocidade das execuções, pois algumas pessoas acham que devem apostar corrida contra a máquina.

A panturrilha suporta o peso do corpo em muitos movimentos e toda vez que você anda , por isso é um músculo de resistência então é importante treinar esse grupo levando sempre a falha total.


bjokas***

2 comentários:

  1. Gostei da frase do Charles!

    A verdade é que a panturrilha sempre fica no final da série e a gente já está cansada né, dai não treinamos como deveríamos, sem contar que é um saco de treinar, rsrs
    Vô adotar o método de treiná-las no início da série.
    Bjux :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...

      Yumi isso que você falou é super verdade, são as últimas a serem treinadas e já estamos cansadas. Mas esse método de treinar as panturrilhas no início pode ser uma boa para quem quer dar um UP nas panturrilhas, vai render mais.
      bjokas***

      Excluir

Faça seu comentário e volte para conferir sua resposta...