quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Frequência de aeróbicos...



Oiii pessoal...


Os aeróbicos são realmente uma questão muito discutida no mundo do esporte, na musculação, por exemplo, muitos praticantes tem um certo receio de executar algumas dessas atividades pois pensam que o ganho de massa muscular será interrompido ou atrapalhado por isso.

Esses exercícios aeróbicos são contínuos, aumentam o consumo de oxigênio e melhoram a capacidade cardíaca, porém muitas pessoas fazem aeróbicos porque talvez saibam que é uma coisa boa, mas muitas vezes não sabem o que estão realmente fazendo ou se estão fazendo certo.

Isso vai depender muito do objetivo da pessoa, como por exemplo, emagrecimento ou ganho de massa, e dentro desse aspecto deverão ser analisadas a intensidade, a duração e a frequência do exercício aeróbio feito.



Um atleta que deseja ganhar massa magra, por exemplo, deve ter um cuidado ao realizar esses tipos de trabalhos aeróbicos porque dependendo da intensidade que ele executa esse trabalho ele pode fazer com que o corpo comece a perder a massa muscular.

Isso porque quando nós treinamos com pesos pesados, tendemos a "esgotar" nossas reservas de glicogênio que no caso é a nossa fonte principal de energia, logo após esgotarmos, passamos a utilizar a gordura como principal fonte. Porém quando o aeróbico é feito com uma intensidade muito alta, ou seja, pesado, o corpo logo passa a usar nossos músculos como meio para conseguir energia, no caso estaria catabolizando, e para quem quer ganhar massa muscular isso não é muito bom.

Isso não significa que esse atleta deixará de fazer aeróbicos, ele simplesmente teria que fazer com uma intensidade mais baixa, moderada/leve, para que mesmo em fase de ganho não perca sua capacidade cardíaca, já que isso é preciso para um treino com pesos de alta intensidade, por isso pra quem esta nessa fase também não seria bom se fosse feito um aeróbico desgastante antes de treinar.

Para quem deseja perder gordura, seria interessante aproveitar esse gasto de glicogênio e começar a queimar as gorduras através desse aeróbico, porém permanecendo por mais tempo, ou podendo ser feito antes dos treinos com pesos também.

Então o aeróbico, não tem que ser extinto da sua rotina de treinamentos, para quem quer perder gordura, e principalmente para quem quer ganhar massa, pois alem de ajudarem na recuperação muscular melhoram o condicionamento físico.


bjokas***

4 comentários:

  1. na realidade pras poder ter um bom proveito de tudo é bom conciliar aeróbicos +atividade pesada+dieta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...
      Kaka, muito bom <:
      e nessa ordem não esquecer da dedicação e disciplina.


      bjokas***

      Excluir
  2. vc faz aerobico nos dias d treino? qts minutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...
      Faço aeróbico sim, mas a frequência vai depender do momento que estiver, no caso, bulk ou cutting.
      Normalmente quando eu não estou no período de ganho, o bulk, eu normalmente faço nos dias em que eu treino superiores uns 30 minutos.
      Em bulk eu me importo com o aeróbico para não ganhar muita gordura nessa fase, porém, eu faço bem menos, uns 20 minutos menos vezes.


      bjokas***

      Excluir

Faça seu comentário e volte para conferir sua resposta...