quarta-feira, 30 de maio de 2012

A gema do ovo...


Oiii pessoal...


O ovo é uma fonte de proteína e vitaminas e esta na dieta de muitas pessoas, porém, muitas dessas pessoas tem algum receio por causa do colesterol.

A gema do ovo tem ferro, cálcio, fósforo, tiamina, acido fólico, e vitaminas como B6 e B12, A, D, E e K, mas a gema também é rica em colesterol e durante muito tempo, o ovo era considerado um risco para o coração.

O colesterol é um componente de origem animal, que faz parte da membrana celular e participa também da síntese de hormônios esteroides como a testosterona, porém seu excesso se acumula nas artérias podendo causar problemas cardiovasculares.



A gema do ovo não é o principal responsável pelo aumento de colesterol no sangue porque o colesterol do ovo pode ser metabolizado de uma forma benigna pelo corpo, isso porque tem a lecitina que é capaz de impedir que o colesterol seja totalmente absorvido pelo corpo, mas antes se tinha que só porque os ovos tem uma grande quantidade de colesterol, iriam fazer muito mal para a saúde.

O colesterol esta mais relacionado ao baixo consumo de fibras e a obesidade do que colesterol que tem nos alimentos. Além disso, o ovo possui ômega - 3 e isso diminui os níveis totais de colesterol, além de ser vasodilatadora.

Os estudos sobre o ovo e o colesterol não são suficientes para falar se é muito bom ou muito ruim, porém o ovo tem proteínas e vitaminas, por isso não deve ser retirado totalmente da dieta.


O colesterol só faz mal em excesso, e pode ser evitado com a ingestão de alimentos ricos em fibras, e gorduras "boas", ou seja, não deixe de comer ovos pelo colesterol.



bjokas***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário e volte para conferir sua resposta...