segunda-feira, 21 de maio de 2012

Amplitude dos exercícios...

                                                             Dana Linn Bailey
Oiii pessoas...


Para hipertrofia, se sabe que um dos métodos é o uso de uma sobrecarga considerável nos exercícios. Porém as vezes muitas pessoas acabam sobrecarregando muito e acabam por negligenciar a amplitude nesses exercícios.

Pois, tem muitas pessoas que colocam 50kg de cada lado no supino, se achando o fortão, chama alguém para ajudar e quando vai fazer o exercício, a execução é muito ruim. Além de não conseguir nem descer a barra direito, a pessoa que esta ajudando ainda faz uma remada alta de tanta força que usa.



A amplitude nos exercícios procura, principalmente, explorar o máximo de um movimento articular do músculo que esta sendo trabalhado.

Essa amplitude tem um papel muito importante nas execuções porque eles exploram o movimento com a musculatura em alongamento, e quando isso ocorre, as contrações musculares fazem com que o impulso nervoso chegue com mais intensidade e torna a contração bem mais intensa (conhecido como a teoria do pré-estiramento). Isso para a hipertrofia é muito importante, pois ajuda nas micro lesões das fibras musculares (entenda as micro lesões Aqui ). 

Muitos acabam fazendo tudo até 90º (agachamento, rosca para bíceps, tríceps), não que esteja errado, porém quando se usa amplitudes em alguns exercícios, o músculo é trabalhado de uma forma bem mais harmônica, e faz com que as contrações concêntricas e excêntricas se completem.

A sobrecarga e a amplitude estão ligadas, porque quanto mais carga o movimento se torna mais difícil, e é solicitado mais esforços dos tendões, das articulações e ligamentos, por isso deve ser tomado muito cuidado quanto a amplitude, pois se for feito de maneira exagerada, pode ocasionar lesões. Por isso é importante pegar uma sobrecarga que você aguente e que também consiga fazer com uma boa amplitude.

Isso não quer dizer que não poderá ser usada grandes cargas. Existem diferentes tipos de métodos, e alguém que seja bem preparado pode explorar uma grande sobrecarga utilizando uma menor angulação, mas é bom fazer algumas vezes.

Um fator, é que com a falta dessa amplitude nos exercícios, os músculos tendem a se encurtar, pois não é trabalhado o alongamento muscular, além dessa amplitude também ajudar na flexibilidade.


bjokas***

4 comentários:

  1. Muito bacana o texto!!!
    Agora a posição do pullover naquela foto está errada, a lombar deveria estar apoiada no banco e não fazendo aquele "arco"... O certo seria assim( http://muscul.az.free.fr/pt/db22.htm)

    Fico vendo lá na academia o povo soca carga no agachamento e na hora de fazer o movimento a 90 graus, fazem nem 30, rsrs.

    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...
      Yumi muito obrigada <:
      aushaush o que eu acho engraçado é que a Dana quase sempre roba nos exercícios tipo esse ai...

      Excluir
    2. Vai ver ela quis sensualizar pra foto, se empinando toda, vai saber, rsrs

      Excluir

Faça seu comentário e volte para conferir sua resposta...