A inatividade física causa um aumento da propensão para lesões, além de não preparar adequadamente seu corpo para realizar tarefas mais difíceis devido a falta de estabilidade articular.
O treinamento funcional é uma técnica utilizada para desenvolver o sistema neuromuscular de maneira que ajude o corpo a se tornar mais eficiente através de movimentos diferenciados. Ultimamente as várias atividades que são procuradas, visam o ganho de massa ou então o emagrecimento, mas é importante exercitar o equilíbrio e a qualidade dos movimentos.
É muito utilizado nesse tipo de treinamento o uso de elásticos, cordas, bolas, plataformas que causem desequilíbrio ou até uma cama elástica, isso para trabalhar não somente a musculatura superficial, mas também a musculatura estabilizadora corporal.
Recrutar a musculatura estabilizadora pode ser muito útil para quem faz o treinamento com pesos também porque podem haver dificuldades em alguns exercícios, e isso ajuda em uma melhor flexibilidade e estabilização para uma melhor execução no movimento com carga.
O treino em si é focado em movimentos do homem primitivo como pular, abaixar, avançar, agachar, puxar, empurrar e levantar, sendo assim, muito usado em atletas que visam uma melhor flexibilidade, explosão, coordenação ou resistência.
Alguns benefícios do treinamento funcional...
- Melhora na flexibilidade
- Melhora da postura
- Melhora do equilíbrio
- Estabilidade muscular
- Melhora na estabilidade articular
- Diminuição da incidência de lesões
- Melhora do desempenho atlético
- Aumento da eficiência dos movimentos
- Aumento da força e da coordenação
- Melhora da resistência muscular e cardiovascular
Esse tipo de treinamento também vem demonstrando sua eficiência para casos de reabilitação ou para prevenções de lesões.
Melhore a performance do seu treino...
bjokas***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário e volte para conferir sua resposta...