sexta-feira, 18 de maio de 2012

Fáscia e memória muscular...

Oiii pessoas...


Nesse post, será englobado dois fatores de muita importância para quem quer construir mais massa magra, a fáscia e a memória muscular.

Nossos músculos são estruturas presentes em todo organismo, responsáveis por mover e estabilizar o corpo através da contração e relaxamento. Para fixar os músculos nas estruturas ósseas ou então para ajudar na tração muscular, um tipo de lâmina envolve o tecido muscular. Essa lâmina é chamada de fáscia.

Essa fáscia é um tecido conjuntivo muito grosso e espesso e ainda possui pouca elasticidade, porém vai variar de músculo para músculo. Cada vez que um tecido muscular é submetido ao trabalho de hipertrofia, se reparado corretamente, o músculo crescerá e a medida que isso acontece a fáscia obrigatoriamente será esticada, porém esse esticamento é muito demorado, sendo um dos motivos de não chegar a 40 de braço rapidamente ( se naturalmente).



Já a memória muscular, esta relacionada com a memória dos atos motores, principalmente naqueles exercícios que são estereotipados, ou seja, que são repetidos várias vezes.

Para chegar a um bom volume ou densidade muscular, é preciso passar por um processo lento (quando se conquista naturalmente), isso porque a fáscia ainda esta muito pequena e com pouca elasticidade. Com o tempo, essa fáscia se estica, e logo caberá um maior volume muscular naquela área. Porém, se por algum motivo tiver que parar com as atividades físicas por um período mas depois retornar, terá mais facilidade em voltar ao seu estado de antes. Mas como isso pode ser explicado?

É ai que entra o englobamento dos dois fatores...

Isso pode ser explicado pela origem da memória muscular, os miócitos contrateis. Esses miócitos possuem muitos núcleos e quando se treina intensamente novos núcleos são adicionados nas fibras musculares, e estimulam a produção de proteínas. Ao ficar um bom tempo sem atividades físicas, o número desses núcleos permanecem intactos, o que favorece a volta das atividades. Assim como a memória, a fáscia muscular também não sofre mudanças quanto a sua capacidade de volume suportado, sendo assim, quando forem dados novamente os devidos estímulos aos músculos, a fascia não impedirá tanto o crescimento dos músculos como antes impedia, ajudando no retorno mais rápido do volume antigo. 

Com esses aspectos, algumas maneiras para ajudar no estiramento das fáscias são o alongamento ou então o PUMP ( quanto mais inchaço, mais sangue, quanto mais sangue mais volume, quanto maior volume, maior será a pressão exercida sobre a fáscia). É importante lembrar que esse PUMP deve vir de um estímulo alto para hipertrofia.


bjokas***

4 comentários:

  1. Ótimo post, sabia um pouco sobre fascia e memória muscular mas com essas informações o assunto fico mais claro :)
    Beijos,
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...
      Tati, tomara que o post tenha feito você tirar suas dúvidas.


      bjokas***

      Excluir
  2. Ótimo post...
    Esclareceu minha dúvida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...
      Que bom que entendeu
      esse assunto é muito importante para entender a hipertrofia...


      bjokas***

      Excluir

Faça seu comentário e volte para conferir sua resposta...