quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alongamento e aquecimento...

                                                       Oksana Grishina
Oiii pessoas...


O alongamento e o aquecimento são grandes aliados para a saúde ajudando na circulação, na flexibilidade, evitam lesões e muitos outros benefícios, porém mesmo sendo de grande importância muitas pessoas "pulam" essa parte antes da atividade física.

Primeiramente, o alongamento é um exercício que promove o estiramento das fibras musculares proporcionando principalmente a flexibilidade, portanto quanto maior amplitude no movimento do alongamento maior será a flexibilidade. O alongamento também ajuda na prevenção de lesões, pois ele prepara o músculo para alguma atividade.

A pratica frequente dos alongamentos são muito discutidas em relação ao momento em que se deve alongar, porém é certo que eles podem trazer diversos benefícios para a saúde...



- Melhoram a flexibilidade
- Ativa a circulação sanguínea
- Evitam lesões
- Podem ajudar na diminuição das dores pós treino, pois ajudam a "reduzir" o ácido lático.
- Aumenta o espaço entre as fibras musculares.


É importante estar ciente que alongamentos excessivos podem causar lesões, principalmente para iniciantes. Algumas pessoas que estão iniciando um treinamento para hipertrofia, costumam alongar depois do seu treinamento, porém não é necessário, pois pelo fato de estar iniciando, o treino com pesos já estará recrutando fibra muscular suficiente e se for inserido o alongamento, pode causar lesões também.

Já o aquecimento é algo indispensável para qualquer que seja a atividade física a ser feita. O aquecimento tem como função principal preparar o músculo para determinado movimento para então, receber um estímulo maior.

O tempo ideal para o aquecimento é de 5 a 10 minutos, podendo variar dependendo da temperatura do ambiente, da idade do praticante e do momento desse aquecimento, se for de manha, por exemplo, o tempo deverá ser maior que nos demais horários do dia.

O aquecimento pode ser dividido em duas partes, aquecimento geral ou específico. O aquecimento geral, como o nome já diz, é do corpo inteiro, e procura um aumento da temperatura corporal e uma preparação do sistema cardiovascular, por exemplo, a caminhada ou uma corrida leve. Já o aquecimento específico, procura recrutar um grupo muscular que será trabalhado, um bom exemplo é quando fazemos uma série mais leve e com mais repetições antes das séries mais pesadas.

O alongamento e o aquecimento juntam uma questão muito debatida. Isso porque alguns estudos mostraram que o alongamento mesmo com todo seu benefício, não é muito bom ser feito antes do treinamento porque uma parte da sua força muscular é perdida. Isso porque o trabalho de alongamento ajuda a aumentar a flexibilidade, e a flexibilidade esta associada a capacidade de absorver energia.

O aquecimento, no caso, seria o ideal para se fazer antes de qualquer exercício, pois preparam e esquentam os músculos, e automaticamente ajudam também a prevenir lesões. Além disso, para praticantes que querem aumentar a massa muscular, alonguem depois de todo o treino, pois o alongamento ajuda a romper ainda mais as fibras musculares, porém sem excesso de alongamento.


bjokas***


4 comentários:

  1. Gabi!

    Miss U!
    Como anda o bulking? Tudo bem?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii...

      Vi, eu vou tentar fazer um post bem legal, porque ue fiquei um tempo sem postar.
      Depois vou lá ler seu blog.

      bjokas***

      Excluir
  2. Ei, nega!

    Como anda este bulking???

    Volta e conta!

    Bjs

    ResponderExcluir

Faça seu comentário e volte para conferir sua resposta...